Gerson Pessoa entrega títulos de regularização fundiária aos moradores da Fazendinha

A Secretaria de Habitação da Prefeitura de Osasco entregou terça-feira, 15/7, 70 títulos de regularização fundiária, de um total de 172 lotes já regularizados, aos moradores dos loteamentos Fazendinha 1 e 2, no Santa Maria. A entrega da totalidade de títulos não foi possível porque apenas 70 famílias providenciaram a documentação exigida. A ação integra o Programa Lar Conquista.
A cerimônia aconteceu na Emeief Monsenhor Elídio Mantovani (Avenida Nelson Mandela, s/nº, Jardim Primeiro de Maio) e contou com as presenças do prefeito Gerson Pessoa, do vice Lau Alencar, do secretário de Habitação Gelso Lima, do adjunto Tadeu Neves, do vereador Délbio Terual, e do ex-prefeito e atual secretário de Esportes da capital paulista, Rogério Lins.
Boa parte das famílias aguardavam a regularização há mais de 30 anos e agora celebram a conquista. É o caso da moradora Ivanilde Ribas Porto. Antes de se mudar para o loteamento Fazendinha 1, ela morava de aluguel no Jardim Padroeira com o marido Wellington, e um filho especial, Gabriel, hoje com 17 anos. “Quando compramos o terreno, não sabíamos que ainda não era regularizado. Foram anos de angústia, mas agora, graças a Deus, essa incerteza da casa própria chegou ao fim”, disse.
O loteamento do Fazendinha 1 fica em área mista (pública e particular) e o Fazendinha 2 em área particular. A regularização se deu após ação civil pública que resultou na assinatura de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) envolvendo a Administração Pública e os antigos proprietários do loteamento.
Esta é a primeira entrega de títulos da atual gestão municipal. “Agradeço à equipe de regularização da Secretaria de Habitação pelo empenho para que esse dia chegasse. Agora, os moradores podem ficar tranquilos porque o título de regularização tem valor jurídico e garante a tão sonhada casa própria a vocês”, disse Gerson Pessoa.
“Algumas pessoas esperavam por esse dia há 36 anos. Esta é a primeira entrega da gestão do Gerson Pessoa, mas virão muitas outras, porque há muitos processos em andamento”, comentou Gelso Lima.
De acordo com a Secretaria de Habitação do município, nos últimos oito anos (2017 a 2024) foram entregues 9.780 títulos de regularização.