Investimentos no turismo fortalecem economia local de Tatuí durante 100 dias de governo

A Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, celebra os primeiros 100 dias de 2025 com resultados expressivos e estratégicos que reforçam o compromisso da atual gestão em consolidar o município como destino em ascensão no interior paulista, com foco no turismo de eventos, rural, gastronômico e comunitário. Com foco na organização administrativa, no fortalecimento de parcerias e na valorização das potencialidades locais, o período marca o início de um ciclo promissor para Tatuí.
Janeiro começou com um forte planejamento e estruturação. Logo após o encerramento do “Natal Encantado 2024”, evento que transformou a cidade em um verdadeiro polo de magia e encantamento, o Departamento de Turismo deu início à reestruturação física e administrativa da Secretaria. Foram criados novos setores, como o de Economia Criativa e o da Agenda Turística e Cultural, além da produção de novos materiais promocionais. Um dos principais destaques foi o lançamento do “Roteiro Turístico & Gastronômico de Férias” (roteiro.visitetatui.com.br), iniciativa integrada ao Programa Estadual “Visite São Paulo” e amplamente divulgada nas redes sociais. A ação fortaleceu a marca Visite Tatuí (visitetatui.com.br) como referência em turismo no interior paulista.
No mês de fevereiro, Tatuí se destacou com a realização do “Tatuí Folia 2025 – O Carnaval da Família”, evento que valorizou a inclusão, a segurança e a participação comunitária. Programações pré-carnavalescas movimentaram bairros com matinês e blocos, promovendo o acesso à cultura em diversas regiões da cidade. A representatividade regional também foi fortalecida com a eleição de Douglas Dalmatti Alves de Lima – secretário de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer da Prefeitura de Tatuí – como vice-interlocutor da Microrregião Turística “Raízes do Interior Paulista”, além do estreitamento de laços com a Secretaria de Turismo e Viagens do Governo do Estado de São Paulo, por meio da presença ativa em encontros estratégicos com o secretário Roberto de Lucena.
Março confirmou a vocação de Tatuí para o turismo de eventos. O Carnaval atraiu mais de 12 mil pessoas, enquanto a “2ª Feira da Mulher Empreendedora” evidenciou a força do empreendedorismo feminino e a ocupação qualificada de espaços públicos. A preparação para a 11ª Feira do Doce de Tatuí – um dos maiores eventos gastronômicos da região – seguiu com parcerias firmadas com a Associação dos Produtores de Doces de Tatuí (APRODOCE) em ações de captação de recursos e produção de materiais institucionais. Também em março, iniciou-se a articulação da tradicional Festa de São Jorge, que une fé, cultura popular e turismo de vivência. Outro marco importante foi o lançamento do Mapeamento Turístico das Chácaras de Veraneio de Tatuí (https://bit.ly/4iyhNtW), iniciativa que visa valorizar propriedades rurais e urbanas com opções de lazer, hospedagem e recreação, fortalecendo o turismo rural e o desenvolvimento econômico da cidade.
Além dos avanços programáticos, a Secretaria de Turismo promoveu melhorias na infraestrutura dos prédios e praças culturais, reorganizou almoxarifados e otimizou recursos públicos. Um exemplo é a nova contratação do pregão de sonorização com 11% de economia em relação ao ano anterior, assegurando mais eficiência e transparência na gestão.
Com foco no turismo rural, a parceria entre a Prefeitura, o Sindicato Rural de Tatuí e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-SP) possibilitou a abertura de inscrições para o curso “Monitoria na propriedade de turismo no meio rural”, que ocorrerá no mês de maio. Ainda neste ano, serão ofertadas novas formações voltadas à comercialização do turismo, ao turismo pedagógico no meio rural e a promoção do turismo rural.
Essas iniciativas reafirmam o lugar de Tatuí como Município de Interesse Turístico (MIT), sendo referência na Microrregião Turística “Raízes do Interior Paulista”, e reafirmam o compromisso com o crescimento do turismo como ferramenta de geração de renda, fortalecimento da identidade local e desenvolvimento sustentável.