Santana de Parnaíba não registra seis tipos de crimes e reduz violência doméstica em 41%

Santana de Parnaíba já foi reconhecida diversas vezes como a cidade mais segura do Brasil e da Região Metropolitana de São Paulo, posição que mantém até os dias atuais. Devido aos fortes investimentos realizados pela prefeitura em segurança pública, o município não registrou incidência criminal em vários tipos de crimes e obteve uma expressiva redução em diversos indicadores entre janeiro e maio de 2025.
De acordo com o último levantamento de índices criminais divulgado pela Secretaria de Segurança Pública do Estado, na comparação entre os primeiros cinco meses de 2024 e 2025, a cidade apresentou queda de 25% em tentativas de homicídio; 36,36% em estupro de vulnerável; 40% em estupro; 13,21% em roubo; redução de 50% em roubo de cargas; e 7,89% em furto de veículos. Além disso, não houve registro de ocorrências de latrocínio.
Em maio de 2024 e maio de 2025, Santana de Parnaíba não registrou nenhuma ocorrência de estupro, latrocínio, homicídio doloso, tentativa de homicídio, roubo de veículos e roubo de cargas. O município também apresentou, no mesmo período, queda de 50% em estupro de vulnerável; 25,53% em lesão corporal dolosa; 16,67% em roubo; e 18,18% em furto de veículos, resultando em uma diminuição geral de 24,5% nos indicadores de criminalidade.
Outro destaque é a expressiva redução nos casos de violência doméstica. Segundo dados do Sistema de Informações Criminais do Estado de São Paulo (Infocrim/SP), houve um declínio de 31% nos casos no período recente, sendo uma das menores taxas registradas nos últimos anos. Especificamente no mês de junho, a redução chegou a 41%, confirmando uma tendência de queda significativa.
GRANDES INVESTIMENTOS NA SEGURANÇA
Na última quinta-feira (26/6), Santana de Parnaíba comemorou a inauguração das novas sedes das delegacias de Polícia Civil e de Defesa da Mulher (DDM). Localizadas em um ponto estratégico da cidade, próximo à Estrada dos Romeiros, na Rua Álvares de Azevedo, 21, Jardim Anhembi, as novas instalações representam um importante avanço para a segurança e o acolhimento da população.
As novas unidades contam com tecnologia de ponta, sistemas modernos de comunicação e vigilância, que permitirão aos policiais realizar um trabalho mais eficiente e facilitarão a integração com outras forças de segurança. A delegacia possui recepção, plantão policial, cinco cartórios, cinco salas de investigação, celas, sala para o delegado, espaço para reconhecimento de suspeitos, copa e áreas de circulação.
A Delegacia de Defesa da Mulher foi projetada para atender de forma acolhedora e sigilosa as mulheres vítimas de violência doméstica, agressões físicas e psicológicas. O espaço dispõe de recepção, sala da delegada, cela, salas de atendimento, dois cartórios, salas para escrivão, reconhecimento de suspeitos, investigação, além de banheiros, cozinha e áreas de circulação. A DDM conta ainda com uma sala exclusiva para atendimento às vítimas, garantindo acolhimento adequado.
As novas sedes foram construídas com recursos municipais. A unidade da Polícia Civil possui área de 745,42 m² e está conectada à sede da DDM, que tem 339,29 m². Juntas, ocupam um total de 1.084,71 m², com estacionamento para 114 veículos - 94 vagas para carros e 20 para motos.
Os investimentos em segurança não param por aí. O objetivo da gestão municipal é formar um Complexo de Segurança em um local estratégico da cidade. Por isso, em breve será inaugurada a nova base da Guarda Civil Municipal, cujas obras estão em estágio avançado. O novo equipamento público ocupará cerca de 4 mil metros quadrados e oferecerá uma estrutura completa, com salas de trabalho, academia, refeitório, área para limpeza de viaturas, sala de defesa pessoal, estande de tiro, setor administrativo, estacionamento para 165 veículos, quadra poliesportiva e espaço para o canil.